Como começar sua empresa de decoração de festas! 10 dicas essenciais para um negócio de sucesso


A programação especial Junho Bella Fiore - Mês das Profissionais começou a todo vapor, e já estamos com mais de 1.000 inscritas no I Workshop Online Bella Fiore.

Mas a abertura das inscrições para este evento inédito, que vai acontecer do dia 12 ao dia 18 deste mês, foi apenas uma das ações planejadas 
a fim de deixar ao seu alcance uma série de informações extremamente relevantes para que você siga decididamente em direção ao seu sonho de ser uma decoradora de festas de sucesso.

Outra ação importantíssima são os posts especiais que preparei para o blog. E este é um deles!

Recomendo uma leitura atenciosa, para que você possa aprender e aproveitar ao máximo as informações aqui disponibilizadas.

E a pergunta de hoje é: Afinal de contas, trabalhar com decoração de festas ainda é um bom negócio?

Além de responder a essa pergunta, também vou compartilhar 10 dicas essenciais para a construção de um negócio de sucesso. Vem comigo? Vamos lá!


MERCADO DE FESTAS E EVENTOS: UMA POSSIBILIDADE

Decorar festas tem sido uma atraente opção de negócio, muitas vezes porque une a possibilidade de conquistar não só realização profissional, como também realização pessoal, por tratar-se de um trabalho apaixonante.
Sem dúvidas, ter o seu próprio negócio é o sonho de muita gente. Ainda mais quando é possível transformar algo que se ama em uma empresa rentável.

E muitas pessoas tem apostado em trabalhar com festas e eventos, por tratar-se de um mercado que dribla qualquer crise e continua em ascensão.

Para que você tenha uma ideia, de acordo com dados da Associação Brasileira de Eventos Sociais (Abrafesta), divulgados na pesquisa “O Mercado de Eventos Sociais: indicadores sobre a oferta e a demanda”, estima-se que em 2014, em um dos maiores momentos de crise do Brasil, o mercado de festas e cerimonial chegou a movimentar quase 17 bilhões de reais! Um crescimento de 6,3% em relação ao ano anterior (fonte: SEBRAE).

Ainda de acordo com a pesquisa, os eventos mais aquecidos do setor são os casamentos. Já as festas de aniversário representaram 39% do faturamento e, dentro desta porcentagem, 32% foram eventos para o público de 1 a 12 anos.

Aliás, já parou pra pensar que a demanda nesta área é infinita?

Por um lado, já ultrapassamos, há muito tempo, a marca de 1 milhão de casamentos por ano!

Por outro, todos os dias nascem milhares de crianças, e muitos pais começam a celebrar a vida de seus filhos antes mesmo destes nascerem.

*As festas acompanham muitas dessas crianças desde o chá de fraldas (ou chá de bebê) até os 15/16 anos!

E tem mais, o presidente da Abrafesta, Ricardo Dias, afirmou que o mercado de eventos sociais no Brasil é maduro e que seu crescimento acontece em todas as regiões do país.

Ou seja, se você é, ou está pensando em ser, uma decoradora de casamentos ou uma decoradora de festas infantis! Vá em frente!

Os dados (e a demanda) mostram que há espaço para que muitas profissionais se destaquem e construam um negócio de sucesso nesta área.

Comemore comigo: Estamos em um mercado abundante! E depende de nós aprendermos o que fazer (e o que não fazer) para garantir um lugar ao sol.

Então, ter o seu próprio negócio como decoradora de festas e fazer com que ele seja rentável e próspero é possível?

Bom, posso afirmar, com segurança, que sim! Não só com base nos dados, como também por experiência própria!

NÃO PRECISAMOS SABER SE É FÁCIL OU DIFÍCIL, BASTA-NOS SABER QUE É POSSÍVEL! SOMOS EMPREENDEDORAS!



Abrir uma empresa demanda tempo, responsabilidade, dedicação, investimento e paciência. Empreender exige muito esforço e força de vontade, para que você possa alcançar os resultados desejados.

Como em qualquer outra área, é importante que você esteja preparada para tudo o que possa te atingir, e determinada a trabalhar com afinco para fazer da sua empresa um negócio de muito sucesso!

Eu estou há mais de 10 anos no mercado, e olhando para os meus resultados hoje você certamente imagina que durante toda minha trajetória eu acertei muito. É verdade, mas quero que saiba que eu errei muito também.

E eu sei como é, já estive no seu lugar.... Querendo começar, mas não sabendo por onde; com medo; com receio de não dar certo; ansiosa.... Já cheguei a ficar 01 ano sem fechar um único contrato.A boa notícia é que, sobretudo como empreendedoras, "o que não nos mata, nos fortalece"! E cada erro, cada falha, cada fracasso, é uma oportunidade de aprendizado e fortalecimento.

Ora, só não erra quem não tenta. E quem não tenta, nada conquista.

*Vou falar mais sobre comportamento empreendedor no próximo post! Mas saiba desde já que o desenvolvimento deste tipo de comportamento e mentalidade vai te levar muito longe em seus projetos.

Dito isso, lembre-se sempre que, apesar de desafiador, o mercado de festas tem se revelado como uma área fértil de atuação, e muitas pessoas tem conseguido se destacar e construir carreiras prósperas. Porque não você?


10 DICAS PARA UM NEGÓCIO DE SUCESSO

Para contribuir e participar do seu desenvolvimento como uma grande profissional, vou compartilhar 10 dicas essenciais que te darão um norte para o começo, ou para o fortalecimento, do seu negócio.

Espero, de coração, que sejam informações fundamentais para o seu processo de formação, e que você se disponha a ter a atitude necessária para desenvolver cada uma delas.

"Tudo o que vale a pena ser feito, merece ser bem feito." Philip Dormer Stanhope

1 - Defina o seu propósito: Eu sempre falo muito disso. Não adianta iniciar uma empresa sem propósito e sem valores. Geralmente é isso que faz as pessoas desistirem rapidamente. Quando não se tem um propósito forte envolvido no negócio, tudo fica muito vazio e sem uma razão. Como inspirar as pessoas a te contratarem, por exemplo, se você mesma não está inspirada com aquilo que faz?

Então, antes de tudo, defina o seu Porquê! Por que você está fazendo isso? Para realizar sonhos? Para celebrar vidas? Para espalhar encanto? Para gerar boas lembranças? O que seu coração ganha com o seu negócio? Ou melhor, qual propósito o seu negócio te ajuda a realizar?

Isso é importantíssimo para que você possa construir algo forte e sólido.
Para se inspirar, assista ao vídeo A história da Bella Fiore | O propósito como elemento chave para o sucesso.


2 - Qual o seu público: Quem você quer atender? Com quem você quer falar? Quem você quer como cliente? Esta etapa é essencial, porque é partindo daqui que você saberá como fazer o marketing da sua empresa; a precificação; o serviço; o atendimento; tudo! Você precisa definir o seu público e estudá-lo muito bem, para saber exatamente como chegar perto dele e atender perfeitamente as necessidades e os sonhos dessas pessoas. Isso é primordial!

3 – Posicionamento: Você já definiu o seu público, agora precisa se posicionar diante dele. Quando você tem o seu posicionamento claramente definido, você aumenta as chances de ser uma referência para o seu público, e acaba sendo lembrada com muito mais frequência, aumentando também a probabilidade de fechar contratos. O seu posicionamento, associado a um trabalho de excelência, vai te deixar forte no mercado, portanto: saiba posicionar-se!



4 – Mercado: Faça uma pesquisa e um bom estudo sobre o mercado que você estará atuando. É importante estar atenta às tendências, bem como aos pontos fracos, fortes, oportunidades e ameaças relacionados ao mercado para que você possa esquematizar estratégias e aproveitar as oportunidades a favor do seu negócio.

5 – Marketing: Se você quer ter o seu próprio negócio estude marketing! Mesmo que invista em alguém especializado nisso, é importante que você tenha uma boa noção de tudo, para que possa estar envolvida e ciente de grandes projetos da sua empresa. Aprenda quais os melhores caminhos e estratégias para promover o seu negócio. Você deve investir em divulgação, mas é necessário que faça isso de forma inteligente, para que a relação custo X benefício seja sempre positiva. A internet atualmente oferece inúmeras possibilidades para você propagar o seu negócio de forma eficiente. Eu falei um pouco sobre isso no post "Quais as melhores redes sociais para começar a divulgar o meu negócio?"

6 - Planejamento Sempre!: Repito muito isso, pois é totalmente verdade: o planejamento é a base de tudo! Depois de muito estudo, referências e materiais, você deve sentar e se planejar. Estabeleça metas de curto, médio e longo prazo. Faça um plano de negócios, ele será essencial para você enxergar a sua empresa no papel e ter mais clareza de tudo o que deve ser feito. O SEBRAE disponibiliza um arquivo mostrando todo o passo a passo de como fazer um plano de negócios, é um processo longo e demorado, mas, como eu te disse, essa será a base de todo o seu empreendimento.

7 – Funcionários: Para trabalhar com festa, você precisa de ajudantes. Trabalhar com eventos exigirá esforço físico e mental, e haverá uma sobrecarga se você tentar fazer isso sozinha. Se você não puder investir em funcionários no momento, tenha uma lista de freelancers que podem te ajudar em dias de festa.

8 – Fornecedores/ Parceiros: Estes serão seus grandes aliados. Você precisa divulgar seu trabalho e fazer parcerias. Eles serão cruciais na hora de você realizar um orçamento para o seu cliente. Então, é necessário que você estude, conheça e faça networking para ter parceiros estratégicos que irão te ajudar a fazer a festa como um todo. No post Como Escolher os Fornecedores Certos para Cada Festa, eu explico e dou dicas incríveis para você ficar atenta a este ponto muito importante!




9 – Investimento inicial: Muitos me perguntam sobre o que precisa para começar a trabalhar como decoradoras. Em comparação ao que eu precisei fazer há mais de 10 anos atrás, atualmente está mais fácil, e mais barato, ter um negócio de festas. Com a internet, não é mais necessário ter um escritório para atender seus clientes, por exemplo. Além disso, não é preciso investir em um grande acervo, já que existem muitas empresas de locação de peças. *Eu falo muito disso no vídeo Como começar um acervo, Tendências, Hobbies e Muitas Dicas Imperdíveis - Kely Responde. De toda forma, é importante estabelecer desde o início, no seu plano de negócios, uma verba para investimento, que deverá ser direcionado, sobretudo, para posicionamento, marketing e formação. 



10 – Estude! Prepare-se!: Vocês perceberam que metade do que eu disse neste post é relacionado a estudo. Conhecimento é algo valioso que te impulsiona a ir adiante de forma inteligente. Então, para que você seja uma decoradora de sucesso, reconhecida por um trabalho de excelência, estude para isso. Aprimore o seu talento continuamente, pesquise referências, faça cursos, leia livros, escolha bem seus professores/mentores, invista no seu conhecimento! Não conheço nenhum grande profissional, de nenhuma área, que tenha conquistado sucesso sem cuidar devidamente de sua formação.



CONCLUSÃO

Essas foram as dicas e informações que eu fiz questão de compartilhar contigo, a fim de contribuir tanto para o seu crescimento profissional, quanto para o seu crescimento pessoal.

Posso garantir que, se levadas em consideração, poderão fazer toda a diferença em sua trajetória como decoradora de festas.

No mais, parabéns pela leitura! Leia novamente se achar necessário! Saiba que esse é o tipo de atitude que fará com que você se destaque da maioria (que pouco lê, pouco estuda, e pouco leva a sério a importância de auto-desenvolver-se)!

Aliás. as pessoas que têm uma postura focada em aprimoramento e aprendizado serão amplamente beneficiadas pela programação especial Junho Bella Fiore.

Ainda tem muito conteúdo pela frente! Convido você a acompanhar cada uma das ações que preparei com muito cuidado e atenção. :)

P.S: Caso ainda não tenha feito a sua inscrição no 
I Workshop Bella Fiore acesse agora: http://exclusivo.portalbellafiore.com.br/workshop-bellafiore

Obs. Importante: Esta será a única edição do ano deste workshop, então cuidado para não perder a chance de participar! CLIQUE AQUI 
e faça já a sua inscrição.




Produção Melancia
Produção: Bella Fiore 
Descartáveis: Tom & Sophie

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Posts relacionados

 
--------------------------------------------------->