Como fazer um buquê de flores – Passo a passo

FLORES: UM DIFERENCIAL

Que tal aprender a fazer um buquê de flores como uma profissional? Seja para aprimorar sua profissão como decoradora, para satisfazer um hobby (e talvez tornar este hobby algo lucrativo), ou simplesmente para decorar sua casa com maestria e receber bem a todo momento.  


Hoje vou compartilhar com você todos os meus truques e dicas, mostrando todo o passo a passo de como fazer este lindo buquê de flores.


Quem me acompanha e conhece a minha história sabe que essa foi a minha primeira formação na área de decoração de festas. Fui para os EUA acompanhar meu marido e lá estudei design floral, e uma das coisas que mais fiz foram buquês! 

Treinei exaustivamente enquanto estive por lá e pratiquei em muitos eventos. Após meu período de estudo sempre comprei muitas flores para continuar treinando em casa. Como sempre digo: chegamos à perfeição quando treinamos e praticamos incansavelmente. 

Sempre amei fazer buquês, pelo significado que ele carrega; sua delicadeza e beleza. É um trabalho completamente manual e personalizado, o que o deixa ainda mais interessante. 

Quando fazia buquês para as noivas com quem trabalhava sempre fazia questão de ver o vestido, o volume da saia, o trabalho de bordado, para que o buquê não o apagasse, mas complementasse de maneira harmoniosa. Já mostrei uma seleção de alguns dos buquês que fiz durante minha trajetória trabalhando com casamentos neste post aqui

Mexer com flores exige muito conhecimento, delicadeza e uma boa percepção estética, pois elas mudam constantemente dependendo da estação; às vezes estão mais claras, ou mais escuras, às vezes mais fechadas, ou mais abertas. Por isso é importante conhecer cada espécie e entender suas variações conforme a época do ano. 

Hoje o foco da Bella Fiore são as festas infantis, e eu acabo não fazendo o uso de arranjos constantemente, mas sempre que posso uso alguma flor ou folhagem para dar um toque mais especial à decoração. Afinal, as flores deixam qualquer ambiente mais bonito e sofisticado, concorda? Eu amo trabalhar com flores.

Gosto muito de compartilhar conteúdos ensinando a fazer arranjos. Acho que é uma das habilidades principais que uma pessoa que trabalha com festas deveria ter. Até porque é um trabalho que exige muito senso estético e vai te obrigando a treinar este lado. E mais, você garante um diferencial que pode ajudá-la a se destacar no mercado como uma profissional ainda mais completa!  

Já compartilhei com vocês Como fazer lindos Arranjos Florais em Vasos de Vidro e também Como fazer Arranjos em Espuma Floral, se ainda não viu esses posts veja! Com certeza vão te ajudar a se aperfeiçoar ainda mais nesta área. 

TIPOS  Bom, voltando para os buquês, existem diversos estilos diferentes. Vou compartilhar aqui os quatro tipos mais comuns para que você tenha um bom conhecimento sobre o assunto. Aliás, neste post da revista Inesquecível Casamento você pode verificar esses quatro que irei comentar agora. Dica: Depois dá uma passadinha por lá, mas por enquanto continue aqui comigo, para aprender o passo a passo que eu prometi no começo do post!

Então, vamos aos tipos mais comuns:

- Redondo
O mais tradicional de todos... O famoso buque bolinha; existem uns mais despojados e outros bem redondos. Este tipo de buquê combina com noivas mais clássicas. O importante é sempre se atentar à proporção: para noivas mais altas o buquê deve ser maior e para as mais baixas, menor. 

- Desconstruído/ Assimétrico

Aqui as flores são dispostas de forma mais despojada, geralmente com um mix de flores e folhagens. Costuma ser a preferência das noivas mais modernas. 

- Cascata
Como o próprio nome diz, este buquê fica em formado de cascata, proporcionando às flores uma queda natural. É bem diferente e o resultado fica muito bonito. Ideal para casamentos à noite. 

- Buquê Braçada 
São buquês com o caule bem mais comprido que o usual, isso porque ao carregar ele fica apoiado no antebraço da noiva, por isso o nome Braçada. Este tipo é mais comum e combina mais com casamentos diurnos. 

Lembrando que é muito importante verificar a data que será preciso fazer o buquê para que você tenha noção de quais serão as melhores flores para usar na época. Neste post da Vestida de Noiva, você encontrará de forma muito objetiva e bem explicada as melhores flores para cada estação, vale a pena conferir. 

Eu gosto muito do buquê mais descontruído, que tem um mix de flores e folhagens que combinam harmoniosamente entre si, formando um arranjo único e super personalizado para a noiva. E foi este tipo que escolhi para ensinar o passo a passo para vocês. (sugiro colocar aqui uma montagem de fotos do buquê)

Detalhe: Aqui no Blog vocês vão conferir um detalhamento incrível, mas em texto. Contudo, quem me acompanha por email terá acesso a um vídeo exclusivo* no qual mostro etapa por etapa, passo por passo, de como montar este buquê. Tenho certeza que quem assisti-lo vai aprender de um jeito muito mais fácil e rápido.  

*Este é mais um conteúdo exclusivo Bella Fiore! Feito com muito carinho para quem faz questão de acompanhar de muito perto tudo o que produzo. Se você já tem seu e-mail cadastrado em nossa lista, clique AQUI, confirme os seus dados e aproveite o vídeo. 

Se você ainda não recebe minhas mensagens diretamente em seu e-mail, que tal começar a partir de agora? Clique AQUI, envie os seus dados e faça parte desse seleto grupo que preza por aprimoramento constante e ama receber nossas novidades, atualizações e conteúdos especiais! Garanta você também este material exclusivo!
Mais uma vez, voltemos ao buquê! 

PASSO A PASSO

Para começar, prepare um local em que você possa fazer uma certa bagunça rsrs. Uma dica importante é já deixar todas as flores preparadas, limpas e separadas por tipo, isso porque você estará o tempo todo com uma mão ocupada. Então tudo que for para otimizar o seu tempo e te facilitar, faça. 


Quando for limpar as flores, deixe um pouco de folhagem, aquelas que ficam em cima, perto das flores, o restante que está no caule, limpe. Folhas, espinhos, tudo. 

O tamanho do seu buquê vai depender da quantidade de flores utilizadas e do tamanho que você irá cortar o talo das flores. 

Gosto de usar uma diversidade de flores, especialmente para buquê de noiva,
acho que fica mais interessante, rico e bonito. Neste buquê eu utilizei lírios, cáspia, lisianthus, rosas, crisântemo e folhagem de eucalipto.

O manuseio das flores deve ser muito cuidadoso, sempre encaixe as flores cruzando para que elas fiquem em um formato harmonioso e para que não haja o perigo de quebrar os talos.

Vá mesclando os tipos e a posição das flores, conforme formato e cores. É preciso ter uma percepção estética para analisar onde está faltando flores e ir completando. 

Atualmente é muito tendência buquês mais descontraídos e com folhagens. A folha de eucalipto é ótima para isso, pois ela tem um tom mais acinzentado deixando o arranjo mais sofisticado.

Quando estiver satisfeita, corte todos os talos em um tamanho padrão. Depois deixe o buquê amarrado apenas com um elástico e coloque em um vaso com água, até o ultimo momento. 

Chegando a hora, é só tirar o arranjo do vaso de água, fazer o acabamento e colocar a fita com o buquê já seco e limpo. Sempre busque seguir tamanhos e texturas diferentes e usar combinações de cores e tipos de flores agradáveis esteticamente.

Prontinho! Um buquê lindo feito por você!

CONCLUSÃO

Com estudo, prática e um bom passo a passo você tem a oportunidade não só de fazer arranjos e buquês lindos, como também de garantir um diferencial incrível como decoradora de festas, seja você uma competente profissional, uma esforçada iniciante ou uma habilidosa e apaixonada amadora!

E lembre-se: para aprender mais rápido e garantir resultados ainda mais impressionantes confira o vídeo exclusivo! Clique AQUI e acesse agora!

#PorFestasCadaVezMaisLindas #HoraDeAprenderComABellaFiore



Nenhum comentário :

Postar um comentário

Posts relacionados

 
--------------------------------------------------->